28 de abr. de 2010

Ciro Gomes : uma figura, no mínimo inusitada na política brasileira.





Ciro Gomes é um político que podemos classificar de, no mínimo, inusitado. Suas andanças por diversos partidos, suas constates "trocas ideológicas", são características suas peculiares.
Mas não é devido a essas características que aqui escrevo sobre o referido político. Sempre nutri um empatia por Ciro, mesmo quando nem sabia de quem se tratava realmente, já simpatizava a figura do paulista de nascimento e cearense de coração.
Há alguns meses, assisti a uma entrevista sua ao "Canal Livre" da Bandeirantes; um modelo de programa interessante que na prática deixa a desejar, devido a seus participantes serem integrantes da elite nacional e conseqüentemente do PIG. Sua "retórica retumbante" (ou retumbante retórica) me chamou a atenção como o ponto positivo de Ciro. Seu engajamento, sua experiência, sua história de vida, sua clareza no falar deu-me uma sensação de satisfação, de ânimo, de ver que tudo aquilo que eu achava não ser virtude de um político, estava concentrado na pessoa de Ciro.
Domingo, (25), tive mais uma demonstração de que Ciro é realmente uma pessoa capacitada, arrisco dizer mais que Serra e Dilma juntos. Ao programa "É Notícia!" da Rede TV!, (que pode ser visto na íntegra acima) Ciro fez declarações que me enchiam de esperanças, mas ao mesmo tempo de frustração.Sua submissão ao contraditório PSB ( leia e entenda : http://sociedadeedebate.blogspot.com/2010/03/paulo-skaf-filia-se-ao-psb-nao-se-se.html) chamou-me a atenção.
Nos seus olhos, que brilhavam quando se tocava no assunto "Eleição a Presidência", via-se que é uma pessoa que tem crédito por sua experiência na vida pública, capacitado para assumir o governo federal e que, ao mesmo tempo, se submete ao partido ideologicamente confuso, sem expressão, sem poder político suficiente, sem ambição; já que resolveu apoiar Dilma e o PT ao invés de lançar candidatura própria; sem sentido de existência, em resumo.
Ao PSB vale à frase : "time que não joga não forma torcida!"; à Ciro : "dias melhores virão" e ao brasileiro : "quem não tem cão, caça com gato", pois o caráter plebiscitário que tentam impor e que é a essa eleição presidencial, soa mais como um castigo do que uma decisão democrática.
A assim vamos vivendo, sofrendo e querendo...!

Esse post só é uma introdução ao que realmente gostaria de dizer sobre Ciro Gomes.
No próximo, exponho a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!